Ultimas Atualizações
Lua de Papel (Legendado)  (27-12-2017)
A Noviça Rebelde  (27-12-2017)
Cyrano de Bergerac  (27-12-2017)
Ben Hur (Legendado)  (27-12-2017)
Filmes  (27-12-2017)


Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac

 

    Cyrano de Bergerac é um filme francês de 1990 dirigido por Jean-Paul Rappeneau, baseado na peça de teatro homônima de 1897, de Edmond Rostand. Foi indicado para um Oscar de melhor filme estrangeiro.

No 43º Festival de CannesGérard Depardieu ganhou o prêmio de melhor ator.

Cyrano de Bergerac (peça de teatro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cyrano de Bergerac
Cyrano de Bergerac (BR)
Autor (es) Edmond Rostand
Idioma francês
País  França
Género teatro
Espaço onde decorre a história França
Editora Fasquele, Paris
Lançamento 1898
Edição portuguesa
Edição brasileira
Tradução Carlos da Costa Ferreira Porto Carreiro
Editora J. Ribeiro dos Santos (Rio de Janeiro)
Lançamento 1907
 

    Cyrano de Bergerac é uma peça de teatro escrita em 1897 por Edmond Rostand, baseada na vida de Hector Savinien de Cyrano de Bergerac, escritor francês.

 

    Histórico

    Durante muitos anos Rostand pensava em transformar a agitada vida de Cyrano de Bergerac em uma peça, mas um incidente ocorrido em Luchon, durante suas férias de verão, motivou-o especialmente.

    Rostand ali conheceu um jovem apaixonado, que não sabia conquistar a sua amada através das palavras. Rostand ensinou-o na arte da conquista, através de poesia, reflexões, frases espirituosas, de forma que o rapaz rapidamente conquistou a sua amada, alimentando em Rostand a possibilidade de relacionar o facto à vida de Cyrano.

    Passou a idealizar, mentalmente, o ator para o papel principal. Sarah Bernhardt, que conhecia tal preocupação, aproximou Rostand de Constant Coquelin, e o entusiasmo foi recíproco, fazendo com que se lançasse ao trabalho com afinco.

    Por ocasião da estréia da peça, Rostand dedicou-a a Coquelin, que incorporou a alma da personagem com tal vigor, que durante anos o papel nos palcos franceses foi monopólio seu. Coquelin trabalhava a personagem com particular atenção; para o nariz de Cyrano, por exemplo, chegou a exigir cinqüenta modelos, em cera, antes de escolher o que mais se adaptava ao papel. O tipo de nariz escolhido foi, pois, o adotado por seus sucessores.

    Supõe-se que o sucesso de Cyrano de Bergerac, na época, deve-se principalmente ao fato de os franceses o terem convertido num símbolo popular, na encarnação do ideal do povo, do espírito nacional, representando o homem que nutre desprezo pelos poderosos, que é corajoso, nobre de sentimentos, sensível, capaz de se sacrificar pela felicidade alheia.

    Fonte : Wikipédia

 

 

                                                                                                 Clique aqui e conheça

                                                                             as melhores ofertas

                                                                   

       Clique aqui para baixar o filme

                    Cyrano de Bergerac