POR QUÊ O PRIMEIRO MÊS DO ANO SE CHAMA JANEIRO?
01/01/2020 09:35 em Novidades

POR QUÊ O PRIMEIRO MÊS DO ANO SE CHAMA JANEIRO?

 

Meus prezados amigos e minhas estimadas amigas; JANEIRO é o primeiro mês do ano tanto no calendário Juliano (o calendário do antigo Império Romano, feito por Júlio César, no ano 46 antes de Cristo) como no calendário Gregoriano (calendário este o qual seguimos e que foi feito pelo papa Gregório XIII, em 1582). Acontece que o nome JANEIRO vem do latim IANUARIUS, em homenagem a JANO, um dos deuses da mitologia romana.

 

De acordo com a mitologia romana, JANO (do latim, JANUS) é um deus pra lá de poderoso, isso porque ele seria possuidor de DUAS CARAS, ou se preferir, de DOIS ROSTOS. Uma das caras - ou dos rostos - de JANUS olha para trás (vê o passado), enquanto que a sua outra cara (seu outro rosto) olha para frente, ou seja, enxerga o futuro. Dessa forma, sempre quando termina o ano, - com um de seus rostos - JANUS enxerga dezembro (aquilo que se passou) e, com isso se despede, fecha a porta do ano velho, encerrando tudo aquilo que aconteceu. Por outro lado, com seu outro rosto, JANUS observa o novo - aquilo que está chegando - e, com isso, abre as portas para deixar o novo ano entrar.

 

Enfim, por meio dessas informações, fica bem claro para nós por qual razão que o primeiro mês do ano recebe o nome de JANEIRO, trata-se do marco divisor de algo que já passou (acabou) e de algo novo que está apenas começando, tendo todo um trajeto a ser percorrido pela frente. E que seja um trajeto de paz, saúde, felicidade e de muita prosperidade, afinal, é o que todos nós tanto sonhamos e desejamos, com a graça de nosso Deus, Todo-poderoso! E assim, para quem não sabia, espero ter contribuído com mais um aprendizado! Grande abraço para todos e para todas e até uma próxima informação!!!

Luís Antônio Favoretto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!